Essa é a quarta decisão consecutiva em que o Banco Central americano opta por manter as taxas inalteradas.
A postura cautelosa do Fed reflete o cenário de incertezas gerado pela política tarifária do governo republicano.O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, decidiu manter as taxas de juros do país inalteradas na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano. A decisão, unânime, foi anunciada nesta quarta-feira (18) e ficou em linha com as expectativas do mercado financeiro.
Essa foi a quarta reunião consecutiva em que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) opta por não mexer no referencial de juros. Em maio, o colegiado destacou a “perspectiva econômica incerta” e a necessidade de atenção aos riscos para justificar sua decisão.
O comitê reforçou hoje que as incertezas em torno das perspectivas econômicas ainda permanecem elevadas, embora tenham diminuído em relação à última reunião.
A postura cautelosa do Fed reflete, principalmente, as incertezas provocadas pela política tarifária do presidente Donald Trump, que segue gerando instabilidade nos mercados e nas projeções econômicas.
O anúncio desta quarta-feira foi o quarto desde que Donald Trump assumiu o cargo de 47º presidente dos Estados Unidos, em 20 de janeiro. O cenário, porém, se tornou mais adverso desde então, em razão da guerra tarifária promovida pelo republicano e da escalada dos conflitos no Oriente Médio.
Economistas e agentes do mercado vêm fazendo uma série de alertas sobre os impactos das tarifas aplicadas pelos EUA a outros países — especialmente aos principais parceiros comerciais dos norte-americanos. Algumas dessas tarifas já estão em vigor; outras foram temporariamente suspensas.