Lula rebate postagem de Trump e governo reage a defesa de Bolsonaro
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fazer uma postagem em defesa de Jair Bolsonaro, afirmando que o ex-presidente brasileiro é alvo de perseguição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta segunda-feira que “ninguém está acima da lei” no Brasil. Sem citar nomes, Lula também afirmou que o país “não aceita interferência de quem quer que seja”.
![]() |
Lula fala durante encontro do Brics no Rio — Foto: REUTERS/Ricardo Morae |
Em sua publicação, Trump declarou que Bolsonaro estaria sendo injustamente perseguido, o que motivou uma resposta do ex-presidente brasileiro. Bolsonaro agradeceu o aliado pela mensagem, que disse ter recebido com “alegria”. Ele afirmou que Trump, a quem chamou de “ilustre presidente e amigo”, passou por “algo semelhante” nos Estados Unidos, tendo sido “implacavelmente perseguido”.
A postagem do presidente norte-americano também gerou reação no governo brasileiro. Ministros manifestaram posicionamentos críticos à interferência estrangeira. A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, afirmou que Trump deveria cuidar dos problemas internos dos Estados Unidos e não tentar interferir no processo judicial brasileiro. “Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro. O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais”, declarou a ministra.
O episódio reforça a tensão entre Brasil e Estados Unidos em meio a disputas políticas internas, com o governo brasileiro reafirmando a soberania e a independência das instituições brasileiras.