Howard Lutnick, secretário do Comércio, listou alguns produtos que poderiam ser beneficiados pela isenção, mas não citou países. Brasil, maior fornecedor do café norte-americano, não foi mencionado.
![]() |
Café em grãos — Foto: Pixabay/Pexels |
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou nesta terça-feira (29) que alguns produtos não cultivados no país, como o café, poderiam ter a tarifa zerada.
Em entrevista a uma emissora norte-americana, Lutnick citou os produtos que se encaixariam nessa categoria, que ele chamou de “recursos naturais” – além do café, o secretário também mencionou a manga, o abacaxi e o cacau.
Ele, no entanto, não citou nenhum país exportador que seria beneficiado com tarifa zero. Também não mencionou o Brasil, que será atingido por uma tarifa de 50% a partir de sexta-feira (1º), por determinação do ex-presidente Donald Trump.
O Brasil é o principal fornecedor de café para os Estados Unidos e detém cerca de um terço do mercado norte-americano. Entre janeiro e maio deste ano, os EUA compraram 17% de todo o café exportado pelo Brasil.
“São recursos naturais. Quando o presidente faz um acordo, ele inclui que, se você produz algo, e a gente não, isso pode vir por [tarifa] zero.”
“Se vamos negociar com um país que produz manga ou abacaxi, então eles podem entrar sem tarifa. Café, coco, são outros exemplos de recursos naturais”, completou.
A fala ocorreu enquanto o secretário comentava as negociações comerciais entre Estados Unidos e União Europeia, que recentemente firmaram um novo acordo tarifário.
EUA dependem do café brasileiro
Especialistas alertam que uma eventual interrupção nas importações de café do Brasil causaria grande impacto nos Estados Unidos. O país depende fortemente do produto brasileiro para abastecer seu mercado interno, e encontrar fornecedores alternativos em curto prazo poderia representar desafios logísticos e aumento de custos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/K/x8ulKYTJAxiPPSm7ny7w/pexels-pixabay-416462.jpg)